Aloha

28 Nov

Visitei a ilha de Oahu, onde fica a capital do Havaí, Honolulu, em janeiro de 2008 (o Havaí é composto por diversas ilhas). Fiquei só por 4 dias mas consegui fazer algumas coisas interessantes que conto aqui:

Uma dica legal se você estiver por aí é alugar um carro e contornar a ilha toda, dá um dia de viagem com várias paradas mas assim você conhece muitas praias da ilha e pode acompanhar o pôr-do-sol na famosa North Shore, a praia dos surfistas que é um espetáculo.

A ilha também oferece passeios nas crateras dos vulcões e nos submarinos além da visita a Pearl Harbor para os que gostam de História.

Fui também num luau tipicamente havaiano, cheio de danças e tradições. É bem legal pra você mergulhar nessa cultura. No programa que vem em pacotes pra família estão incluídos as atrações musicais e a comida. A janta não foi o melhor ponto da noite pra mim mas partilhar dessa experiência, acompanhando o pôr-do-sol, a noite havaiana com grupos que estavam comemorando 50 anos de casamento, foi bem interessante. O transporte não está incluído. A localização onde acontece o luau é um pouco distante da cidade e pra isso você precisa alugar um carro ou um transporte de vans. A única coisa que nos atrasou foi o trânsito. Incrivelmente, é difícil constatar, mas até no Havaí tem trânsito. Nada que as lindas paisagens e o clima havaiano não curem!

Boa viagem!!

Vá de ônibus

27 Nov

Quando decidi viajar à Argentina de ônibus procurei muitas informações na internet sobre o roteiro da viagem. Queria saber os valores, trajetos, empresas, conforto e segurança. Consegui muitas informações no site Mochileiros mas tive que pesquisar bastante. Por isso, decidi colocar aqui a minha experiência e impressões pra quem quiser fazer algo parecido.

ÔNIBUS

Existem duas empresas de ônibus que fazem o trajeto Rio-Buenos Aires, a mais usada é a Crucero Del Norte, companhia que eu também escolhi. A outra é a Pluma.

As passagens podem ser compradas na rodoviária do Rio, em dinheiro. Em julho de 2011 custaram R$220,00 (ida).

ROTEIRO

• O ônibus sai às 15:30 da Rodoviária Novo Rio (RJ) em direção à São Paulo. Para às 19:00 em Aparecida (SP) para o jantar. Fica parado durante 1 hora no Terminal do Tietê (SP) para pegar passageiros e às 23:00 rumamos em direção ao interior de São Paulo durante a madrugada, chegando à Maringá (PR) às 05:30 da manhã. Tempo para ir ao banheiro e tomar café da manhã.
  •  Já no Sul do país seguimos em direção à Foz do Iguaçu para cruzarmos a fronteira. Antes disso, no almoço, paramos perto de Foz para comer, ir ao banheiro, etc..
  • Chegando em Foz às 16:30 paramos para a tramitação de imigração. Todas as malas devem ser retiradas do ônibus. Carimbamos passaporte (lembrando que no Mercosul pode-se atravessar com o documento de identidade com foto recente), malas passam pelo raio-X e troca de dinheiro  por pesos (opcional).
  • Passada toda a burocracia, já estamos na Argentina e paramos às 20:00 em Posadas, no norte do país para reabastecer e lavar o ônibus. Pausa também para o banheiro. Nessa altura já estamos com 30 horas de viagem.
  • Seguimos de Posadas em direção à Buenos Aires, direto e sem paradas a partir daí. Um ótimo jantar é servido no ônibus às 22:00, com entrada e prato principal com bebidas e doce de leite de sobremesa. Ao final, é  servido champanhe para comemorar a viagem.
  • Por fim, chegamos de manhã a Buenos Aires, por volta das 08:00. São 42 horas de viagem.

OBSERVAÇÕES:

• O ônibus é de dois andares com poltronas maiores que a convencional e apoio para os pés. É confortável mas lembro que não é uma cama.
  • Quando embarcamos no ônibus, o banheiro estava um pouco sujo.
  • No ônibus são passados filmes em DVD nas televisões alocadas no alto. Dá pra passar o tempo.

Bom viagem!

Vá de trem

27 Nov

ImageImage

Ir de carro pode ser uma boa para ir conhecendo os lugarezinhos escondidos entre as grandes cidades mas se quiser evitar ficar cansado ao volante opte por viajar de trem. Fiz a viagem entre Nova York e Cleveland (Ohio) em 12 horas e foi uma experiência muito legal com o trem da Amtrak, linha que faz a maioria dos percursos de trem por todo EUA. Pegamos um pouco de atraso por conta da neve ainda na estação por aproximadamente 2 horas. Depois disso o trem seguiu seu curso natural nos oferecendo paisagens espetaculares para os lagos, montanhas nevadas e as florestas da costa leste. A cabine é o maior conforto, a mais simples oferece muito espaço e uma tomada providencial para a bateria  do laptop. À noite você se dirige ao vagão restaurante para uma janta deliciosa (uma das melhores comidas que experimentei nos USA). É uma viagem pra quem tem tempo para aproveitar e relaxar. E ainda rende alguns momentos interessantes. Na minha experiência pude testemunhar uma família inteira de Amish

Vá de barco

21 Nov

ImageImage

Uma maneira diferente de viajar pelos países do Mercosul é cruzar o Rio de la Plata entre a Argentina e o Uruguai de barco, o Buquebus. São duas opções de barco/navio que levam entre uma e três horas de passeio. O maior trajeto leva à Colonia del Sacramento, uma cidadezinha histórica a duas horas de Montevideo que oferece infraestrutura para os turistas e que tem conexão terrestre com a capital (duas horas pela estrada). O barco é lindo e tem capacidade para transportar até carros na parte inferior. A surpresa, além da vista do canal, é o Free Shop, já que ao fazer o trajeto, você estará fazendo uma viagem internacional e assim, terá direito às comprinhas. Aproveitando esse tema, é bom lembrar que há despacho de bagagem e envolve toda aquela tramitação oficial de imigração antes de embarque. A dica é boa pra quem curte aproveitar a viagem e emendar mais lugares no percurso. Um jeito rápido e prazeroso de conhecer esse cantinho da América Latina.
Continue reading

Viagens e etc..

8 Nov

Acredito que a maior parte das pessoas aprecie viagens. O ato de arrumar as malas e preparar o espírito já é algo que renova. Ansiar pelo diferente, pelo que está por vir é uma das maiores ondas de sair por aí. Quero  utilizar este espaço para relatar minhas experiências e dar dicas pra quem for pegar o mesmo roteiro. Deixe aqui também as suas experiências. Um abraço e boas viagens!